A época do pós-parto pode ser um dos momento mais desafiadores da vida de um casal. Talvez mais ainda de que o próprio parto. Aconselho todas as famílias a definir um Plano de Pós-Parto para ajudar neste grande desafio.
O plano de Pós-Parto é uma das principais ferramentas para ajudar a lidar com este desafio. Isto porque estar organizada, torna mais fácil viver este período com tranquilidade e harmonia.
Algumas dicas para um Plano Pós-Parto
- Quem é a sua equipa Pós-Parto?
Identifique todas as pessoas com quem pode contar para este período do pós- Parto. Liste todas as pessoas a quem pode recorrer ou consultar em caso de dúvida ou dificuldade com o bebé e recuperação física da mãe. Por exemplo o médico, enfermeira, doula , centro de parto, mãe, sogra, familiar… - Quais são suas principais responsabilidades e como as pode delegar ou preparar com antecedência? Liste quem tem disponibilidade e ficaria feliz por ajudá-la nestas tarefas.
- Quem pode e sabe cuidar dos seus filhos durante este tempo ou ajudá-la a cuidar do seu bebê enquanto descansa? Que atividades e ajudas estão previstas para as outras crianças, para que possa descansar quando precisa?
- Quem pode ficar responsável por ir às compras (com que frequência, supermercado e tipo de compras. Podem ser várias pessoas desde que planeado e cada uma sabendo o que lhe compete fazer.
- E também quem ficaria feliz por cozinhar ou trazer a comida pronta?
De quantas refeições por semana precisa para a sua casa funcionar sem si?
Quais os alimentos e pratos que gosta de comer? Quais os lanches que mais aprecia?
Que pratos gostaria de ter congeladas e prontos a consumir? Quem os poderia confecionar para si?
Quais os restaurantes da sua zona de que gosta mais e onde se pode ir buscar comida. Faça uma lista com contactos e menus dos restaurantes que entregam em casa na sua zona - Aceita visitas logo nos primeiros dias após o nascimento? Se aceita, quanto tempo depois do nascimento gostaria de receber visitas?
Há alguma pessoa que a deixe desconfortável e que quer evitar que a visite nos primeiros tempos (ou sempre)?
Quais as regras que gostaria que as visitas respeitassem (horários, toque no bebé…) - O que a aclama quando está em stress? O que a ajuda a sentir-se mais forte e bem-disposta?
Qual a dificuldade em pedir ajuda ao seu companheiro?
Qual a forma/código que pode usar com o seu companheiro para pedir ajuda indiretamente. - Que práticas de cura gostaria de ter no pós-parto?
- Como se vai instalar em casa fisicamente para se sentir segura e apoiada (quarto, sala…)
Verifique se tem todo o material preparado para o bebé ( apoio à amamentação, fraldas, toalhitas…)
Verifique se tem todo o material de apoio à recuperação da mãe (pensos, cinta, resguardos…)
E agora que tem tudo organizado, desfrute deste maravilhoso tempo de conhecimento e partilha!
Maria Ribeiro
Fundadora do Parto se Medos- Hypnobirthing7- Programa de acompanhamento online com Hypnobirthing.
Mais publicações no website , no Facebook e Instagram