” O que importa é que nasceu com saúde, o resto esquece-se” deve ser a frase que mais me incomoda ouvir. Como mãe, e como terapeuta, não posso concordar porque sei que a memória, e as emoções do parto, permanecerão para sempre e irão influenciar a tua vida e a vida do teu bebé.


No caso de uma mãe saudável com uma gravidez saudável, um bebé saudável deve ser a base de um nascimento e não o seu auge. O parto vai muito além de ter um bebé saudável.

Isto, porque a vivência de parto tem um profundo impacto na nossa saúde física e mental e esta experiência marca a nossa vivência como pais e o vínculo que estabelecemos com o bebé.

Começa por questionar-te:
Como te queres sentir durante o parto?
Como queres ser vista e tratada?
Queres ser envolvida nas decisões importantes que poderão ter um profundo impacto no teu parto?

Podes não controlar o parto em si mas controlas estas questões, que dependem inteiramente de ti.

Pessoalmente, acredito que todas as mulheres conseguem, e merecem, ter uma experiência positiva. A minha experiência com as mais de 400 famílias que acompanhei demonstram que é possível.

Isto, independentemente do tipo de parto, no hospital, ou em casa, espontâneo ou com indução, com ou sem Epidural, vaginal ou de Cesariana.

Todos sabemos que o parto é imprevisível mas TU PODES controlar e preparar a forma como o queres sentir e viver. Depende exclusivamente de ti!

O Hypnobirthing dá-te muitas ferramentas para tornar o teu parto verdadeiramente especial mas há muitos outros meios e preparações. Escolhe o que te faz sentido, mas assume a responsabilidade de que uma boa experiência de parto é uma escolha tua porque, mesmo com um bebé com saúde, a experiência NÃO SE ESQUECE.

Por isso, escolhe torná-la especial para ti e o teu bebé!

Estas mães escolheram:
Relato de parto da Helena
Relato de parto do Simão
Relato de parto da Emma