As hormonas podem ajudar ou prejudicar fortemente o trabalho de parto. Saber gerir a produção de hormonas benéficas é o segredo para um parto mais confortável. Conheça o papel das hormonas e prepare-se para um parto mais confortável.
Apresento-vos 2 hormonas importantes para o parto:
A Ocitocina
Esta é a hormona responsável pelas ondas uterinas (contrações). É chamada a hormona do amor e do bem-estar porque a produzimos sempre que nos sentimos felizes. E esta é a principal responsável por um parto tranquilo e confortável.
A Ocitocina leva ao bom desenvolvimento de todo o processo de nascimento. E veja, o corpo humano é tão maravilhoso que associa ao parto à produção desta hormona (e de outras). Tudo isto para que este momento seja vivenciado como um momento de prazer.
Recordo que a mulher chega a atingir os níveis mais altos de produção de Ocitocina em toda a sua vida, no período do parto.
A Adrenalina
E esta é a hormona responsável pelo medo, tensão e ansiedade. ou por um parto lento e doloroso.
Quando produz Adrenalina, vai ficando mais tensa e entra em sistema de sobrevivência, ou seja, o corpo prepara-se para combater ou fugir.
De forma totalmente involuntária, o sangue vai para as extremidades, preparando braços e pernas para fugir ou combater, se necessário. Tudo isto é involuntário e atrasa e prejudica o nascimento pois precisamos da irrigação sanguínea no útero e não noutras zonas do corpo.
Muito importante: quando produzimos Adrenalina não conseguimos produzir Ocitocina.
Assim, ou produzimos uma ou outra mas nunca as duas. E é esta gestão entre a produção de Adrenalina/Ocitocina que ajuda ou prejudica o parto.
No Hypnobirthing, a mãe prepara-se com técnicas que a ajudam a evitar a libertação de Adranalina e a manter-se sempre tranquila para potenciar a produção de Ocitocina.
Esta é um dos pontos que torna o Hypnobirthing tão eficaz: a mãe usa a mente para “gerir” a produção de hormonas para evitar a tensão e aumentar o conforto no parto.