A ansiedade pode ser prejudicial para a mãe, para o bebé e para o trabalho de parto. Aqui ficam 7 dicas para ter um final de gravidez mais calmo e sereno.
Nas últimas semanas de gravidez, o tamanho da barriguinha pode dificultar o sono e os movimentos. É natural que se sinta mais pesada e cansada. Decerto, poderá sentir-se com menos paciência e começar a questionar -se sobre o parto. Se juntarmos o nervosismo natural de não saber quando e como será o nascimento, tudo isto pode levar a um estado de ansiedade, muito usual nesta fase de gravidez.
Como sabe, sentir-se ansiosa não é, de todo, o estado mais indicado para a gravidez. Está, inclusive, demonstrado que a prejudica o trabalho de parto. A ansiedade leva à produção de hormonas incompatíveis com as hormonas do nascimento.
Aqui ficam 7 dicas simples para a ajudar a combater a ansiedade Pré-parto com algumas técnicas do curso Hypnobirthing7:
1- Respire
Inspire profundamente pelo boca e expire longamente e lentamente pelo nariz até se sentir mais calma.
2- Rodeie-se de positividade
Veja filmes sobre nascimentos positivos, leia histórias de partos tranquilos… Assim, proteja-se e evite todos os comentários ou histórias negativas.
3- Medite
Não precisa de muito tempo, basta parar uns minutos. Feche os olhos, respire profundamente e imagine um sítio bem bonito e tranquilo (a sua praia favorita, o campo, um jardim…) Imagine-o com todos os pormenores e sinta-se verdadeiramente lá. Surpreendentemente vai ver que acalma logo.
4- Visualize o seu parto ideal
Feche os olhos e imagine o seu parto ideal, bem tranquilo, confortável e com muitos pormenores positivos.
5- Conecte-se com o seu bebé
Quantas vezes já imaginou o seu bebé durante a gravidez? Muitas certamente.
Então, visualize-o dentro da sua barriga e imagine que pode falar com ele. Indique-lhe que tipo de parto gostaria de ter, pedindo-lhe a sua colaboração, como se fossem uma equipa (que são!).
6- Descanse muito
Por vezes a ansiedade prende-se com o cansaço. Apesar de sabermos que a gravidez não é doença, pode trazer pequenos desconfortos associados. Permita-se parar, descansar, recolher-se… sem sentimento de culpa, e sempre que tem vontade.
7- Ofereça-se momentos de prazer
Sabe aquele filme que já viu 10 vezes e continua a fazê-la sorrir? Aquela música que lhe aquece o coração. Aquela comida que a conforta ou aquele doce de que tanto gosta?
Permita-se estes, e outros, pequenos prazeres. Irá ficar mais satisfeita e, sobretudo, estará a criar um estado de prazer que ajuda à produção de Ocitocina. Recorde-se que esta é a hormona que será a sua grande aliada durante o parto.
Ah e namore… namore muito !
Porque, quando está tranquila e relaxada, o seu bebé também está.
Imagem Google