Muitas mães ficam ansiosas quando o bebé se apresenta pélvico (sentado) ou de pés/joelhos/ para baixo. Saiba como ajudar quando o bebé está pélvico
Tal como dizia Mary Cronk “ é uma posição pouco usual mas normal” e menos de 4% dos bebés estão nesta posição no final da gravidez.
Antes de mais há que esclarecer que os bebés mudam de posição até quase ao final da gravidez. Por exemplo, com 30 semanas, o bebé não esta pélvico! Isto porque, simplesmente, ainda não está posicionado para nascer.
Cesariana
Até muito recentemente, um bebé pélvico ou de pés era logo encaminhado para cesariana. No entanto, ultimamente, já se fazem partos vaginais com esta posição. É, no entanto, importante ouvir as recomendações do médico que a assiste e ponderar todas as hipóteses.
“Hands off”
Uma das posições mais “temidas” é quando o bebé se apresenta de pés.
O estudo de Lowen et Al publicado no Internacional Journal of Gynaecology and Obstetrics em 2017 demonstra que “os partos de pés são aconselhados a ser feitos em posição vertical”e, na maioria das vezes fazem-se “hands off”, sem manobras manuais. Como curiosidade, pode ver aqui um filme de um parto vaginal com esta posição, que é bastante diferente dos habituais.
Se não gosta de imagens explícitas, não visualize o vídeo.
Dica:
Quando o bebé está pélvico tente outros meios tais como a Hipnoterapia. É um método que apresenta resultados muito interessantes. Pode também falar carinhosamente com o seu bebé, explicando-lhe e fazendo círculos na barriga para lhe “mostrar” o caminho.
E se está com um sorriso de descrédito? Acredite que há muitos casos de sucesso com este método, e eu própria já acompanhei alguns.
Há um site interessante que só trata deste assunto e pode ser um recurso para quem tem o bebé nesta posição: www.spinningbabies.com
Confie no seu bebé
Chamo a atenção para o facto de que, muitas vezes, quando o bebé não se vira, poderá precisar de estar nesta posição. Algo anatómico ou por alguma razão que só ele conhece. Tal como nós, o seu instinto de sobrevivência já sabe o que fazer, confie no seu bebé porque ele sabe o que é melhor para ele!
E agora que entende como os seus pensamentos a afetam, a si e ao seu bebé, vamos usar esta informação para ajudar.
Visualize!
Seguindo esta premissa, aconselho-a a escolher uma imagem que lhe agrade do bebé na posição de nascimento mais usual. Como a que está em anexo, por exemplo. Coloque-a num sítio bem visível onde a veja várias vezes ao dia. No frigorífico por exemplo, ou no espelho pois, sempre que olhar para esta imagem, estará a dar indicações ao seu corpo e ao seu bebé.
E vá falando e explicando ao seu bebé, que está tudo bem e que está preparada para o receber.