A Ocitocina é a estrela do parto e é, vulgarmente, chamada de “hormona do amor” ou “hormona do prazer” e por isso, é a hormona imprescindível para um parto mais agradável.
O nosso corpo é tão fantástico que nos dotou da capacidade de libertar Ocitocina durante o nascimento. Esta hormona é responsável pelas ondas uterinas, tornando-as mais eficientes.
Produz-se quando está relaxada e a fazer algo que lhe dá prazer.
E no parto, queremos muita Ocitocina pois é imprescindível para um parto confortável !
É, inclusive, a altura em que a mulher tem os níveis de Ocitocina mais elevados da sua vida inteira.
Como curiosidade, Ocitocina vem do grego Oci (rápido) e tókos (parto) e é a hormona responsável pelas ondas uterinas, tornando-as mais eficientes. E, ao mesmo tempo, ajuda a reduzir o sangramento durante o parto, a estimular a libertação do leite materno e desenvolver o apego.
A hormona do amor ou do prazer
Além do parto, libertamos Ocitocina em todos os momentos agradáveis ao longo da vida. Por exemplo, quando nos apaixonamos, fazemos amor, quando acariciamos um animal de estimação, vemos um filme cómico ou sempre que sentimos prazer e estamos relaxados e tranquilos.
No momento do nascimento produz-se um verdadeiro cocktail de hormonas de felicidade e de calma. E são estas que ajudam a mulher a passar por este período com mais conforto.
No entanto, é bom saber que a produção de Ocitocina precisa de tranquilidade e privacidade, deixando trabalhar a sua parte instintiva (parte animal) e silenciando a sua parte racional.
E como pode ajudar a produção de Ocitocina?
– Sentindo-se segura
– Estando tranquila e desinibida
– Sentindo-se com a intimidade resguardada
– Fazendo atividades que lhe dão prazer como namorar, massagens, banho, ver um filme de que gosta, ouvir música que lhe agrade, comer algo que aprecie…
Resumindo, sentindo-se tranquila e feliz, desfrutando do prazer de fazer o que gosta com quem gosta.
O nosso corpo é tão fantástico que nos dotou da capacidade de libertar Ocitocina durante o nascimento. Esta hormona é responsável pelas ondas uterinas, tornando-as mais eficientes.
Um verdadeiro cocktail de hormonas
Assim, no momento do nascimento produz-se um verdadeiro cocktail de hormonas de felicidade e de calma, que ajudam a mulher a passar por este período sem sofrimento. É, inclusive, a altura em que a mulher tem os níveis de Ocitocina mais elevados da sua vida inteira.
Esqueça tudo o que ouviu até agora sobre o parto e pense comigo. Se a Oxitocina é a hormona responsável pelo parto e é esta hormona que nos dá a sensação de bem-estar e de prazer, que lógica tem um intenso sofrimento durante o nascimento?
O nascimento não foi desenhado para trazer sofrimento, senão não dependeria da hormona do prazer. Não é lógico nem tem qualquer sentido fisiológico. Pense nisso e lembre-se deste pensamento durante toda a gravidez e parto.
É lógico que o corpo está em transformação e isso implica algum desconforto e sensações desconhecidas e muito potentes. No entanto, quando tudo funciona sem interferências, as mulheres que fizeram Hypnobirthing descrevem esta fase como muito poderosa e não como dolorosa.
Creio que nesta altura já entendeu a importância de se manter calma, resguardada e protegida, principalmente nesta altura de incerteza. Assim sendo, deverá concentrar todos os seus esforços em manter este estado para potenciar a produção de Ocitocina.
Esta é uma das técnicas que abordamos na formação sobre Técnicas de Hypnobirthing e que tem ajudado tantos casais.
Maria Ribeiro
Fundadora do Parto se Medos- Hypnobirthing7- Programa de acompanhamento online com Hypnobirthing.
Mais publicações no website , no Facebook e Instagram
Imagem Google