Sabias que o teu cérebro se adapta á nova condição que é a gravidez?
O Hypnobirthing tira partido desta adaptação para provocar algumas alterações cerebrais que melhoram a experiência de gravidez e parto.

Na gravidez, o teu corpo muda radicalmente. Apesar da barriga ser a mudança mais visível, acontecem outras alterações menos percetíveis, por exemplo a nível cerebral e hormonal.

A este fenómeno chamamos a Neuroplasticidade do cérebro da grávida.
A função cerebral torna-se mais maleável, com propensão a potenciar novas aprendizagens e habilidades primárias, preparando a mãe para a sua nova condição.




A este fenómeno chamamos a Neuroplasticidade do cérebro da grávida.
A função cerebral torna-se mais maleável, com propensão a potenciar novas aprendizagens e habilidades primárias, preparando a mãe para a sua nova condição.

Neuroplasticidade cerebral

Também ficas com a memória mais seletiva, “esquecendo” o que não diz respeito à preservação da nova vida que estás a gerar. Esta é a explicação para os frequentes esquecimentos e falta de memória associada à gravidez.

No fundo, estas alterações ajudam-te a focar na tua sobrevivência e na sobrevivência do teu bebé, não te deixando desviar a atenção para outros temas. As tuas competências cerebrais adaptam-se às necessidades da gravidez.

Por exemplo, o chamado “sexto sentido” fica muito mais aguçado para que a mãe se foque nas necessidades do bebé e em tudo o que envolve a gravidez. Traz também novas competências como conseguir passar pela privação de sono.

Os sentidos ficam mais aguçados, para a ajudar nas condições de sobrevivência. Outro exemplo é o olfato que fica mais apurado para perceber se determinado alimento põe em risco a sua vida ou a do seu bebé.

A natureza é tão perfeita que também contemplou outras mudanças. Ao nível da visão, que também fica mais sensível, para que a mãe tenha maior consciência do meio onde está. A audição vai-se apurando para que a mãe esteja preparada para ouvir e proteger o seu bebé.

Como vês, são muitas as alterações que vão surgindo ao longo da gravidez, como o único objetivo de te preparar para receber e saber cuidar do teu bebé.

Hoje, devido à evolução da espécie, vão-se perdendo algumas destas mudanças porque já não fazem tanta falta para sobreviver. Mas, mesmo assim, a maioria das grávidas notam ligeiras alterações.
Não è verdadeiramente maravilhoso perceber que o teu cérebro está, também ele, desenhado para se adaptar a mais este desafio e te preparar para as novas funções?
Sabemos que o cérebro se treina e o Hypnobirthing aproveita esta característica para te preparar para uma experiência de gravidez e parto mais agradável.

Como?

  • O olfato e a audição são usados para ajudar a reforçar a tranquilidade através de aromas e áudio-hipnose do Hypnobirthing.
  • A imaginação e visualização tiram partido da neuroplasticidade cerebral, ajudando-te a criar cenários positivos que te trazem confiança e segurança.
A Neuroplasticidade é uma aliada para o Hypnobirthing.

Aproveitamos este momento de ajuste cerebral para promover a confiança e retirar alguma crenças que te possam limitar no parto. Ou para que aprendas a usar algumas ferramentas de auto-regulação que te irão ajudar a estar mais tranquila na altura do nascimento do teu bebé.

Tudo isto para que vivas uma gravidez mais serena e tenhas uma experiência de parto mais positiva.

Se te fizer sentido aprender estas técnicas de Hypnobirthing conhece os acompanhamentos para, tu também, poderes tirar partido destas ferramentas e ter uma experiência de parto mais positiva.