O parto tem desconforto sim, mas, por vezes, a dor do parto não é só física e é a dor emocional que traz o maior sofrimento. É um dos momentos da vida em que as nossas “dores” do passado mais se manifestam. É muito importante olhar para elas e trabalhá-las, ainda durante a gravidez.


A potência e vulnerabilidade do momento do parto pode levar a que se manifestem algumas sombras e inseguranças, tão bem “arrumadas” debaixo das nossas capas do dia a dia.

Resultantes de feridas emocionais, essas “dores” podem vir de muito longe, de sentimentos adormecidos que remontam à infância.

Como se sente a menina a quem disseram que não era capaz, na hora em que mais precisa de confiar na sua capacidade?

Por exemplo: uma menina a quem disseram que não era capaz ou a quem fizeram sentir que não era suficiente.
Como se poderá sentir, enquanto mulher adulta, numa altura em que está tão vulnerável como no parto? É um dos momentos da sua vida em que mais precisa de confiar nela própria, na sua capacidade de parir, na capacidade do seu corpo. Ela precisa de saber que é capaz e esta sombra do passado pode facilmente atrapalhar o parto.

Ou uma menina que se sentia sozinha e indefesa perante o mundo? Que precisava de ser cuidada e amada e não sentiu que o tivesse sido.
Como se poderá sentir, enquanto mulher adulta, num dos momentos da vida em que mais precisa de se sentir protegida? No parto, esta mulher precisa de se sentir apoiada, cuidada e segura. Só assim se poderá entregar completamente a este momento poderoso.

Abraça esta parte de ti que precisa de ser ouvida e cuidada.

Antes do parto, permite-te mergulhar nestes sentimentos, percebe e valida as necessidades dessa menina. Abraça-a, fazendo-a sentir-se acarinhada, confiante e segura para que não manifeste as suas inseguranças durante o parto.

Assim, ainda durante a gravidez, permite-te sentir o que precisas de sentir, abraça esta parte de ti que precisa de ser ouvida e cuidada. Cuida da tua menina pequenina para dar lugar à mulher maravilhosa e empoderada e viver a tua experiência de parto, em paz e com segurança.

Se precisares de ajuda, estou por aqui!