Quando o bebé nasce já consegue ver o que se passa em seu redor. Isto, de forma muito especial pois a visão do recém nascido desenvolve-se mais lentamente do que os seus outros sentidos.
O recém-nascido consegue focar a distância de 20 a 25cm, conseguindo focar a cara da mãe enquanto mama, por exemplo. Mas não é capaz de distinguir cores ainda, apenas consegue ver nuances de cinza. Com poucos dias, porém, já consegue distinguir o rosto da mãe do rosto de outras pessoas. Mesmo só visualizando grandes contrastes.
No entanto, as respostas à luz e à escuridão observam-se logo nos primeiros dois dias após o nascimento.
Aos dez dias, os bebés são capazes de seguir com os olhos objetos em movimento, mas ainda com pouca acuidade visual. E, com 6 meses consegue distinguir as cores, círculos e triângulos. Consegue também distinguir e a cara dos pais da cara de estranhos.
É interessante perceber que, nesta idade já têm a capacidade de percecionar a profundidade e, consequentemente, evitar situações em que possam cair.
Analise aqui os vários estados de visão do seu bebé, ao longo de 12 meses. Um exercício interessante para entender melhor o seu bebé.
Fonte: Desenvolvimento físico na infância [Sprinthall & Sprinthall, 1993]
Imagem: https://www.mdsaude.com/ –