Nalguns acompanhamentos, é necessário fazer uma sessão de hipnoterapia, ajustada à gravidez. Como há alguns mitos sobre hipnose, deixo aqui uma explicação de como funciona uma sessão de hipnoterapia.

Cada pessoa é única e cada sessão é diferente. Assim, as técnicas utilizadas diferem de pessoa para pessoa, consoante o tema a tratar. No entanto, a estrutura de uma sessão passa, normalmente por estas fases:

1-Anamnese:
A primeira sessão começa com uma conversa prévia para identificar o tema a trabalhar . Todas estas informações permitem ao terapeuta perceber a situação e organizar a sessão e, eventualmente, reestruturá-la.

2-Relaxamento:
O paciente instala-se confortavelmente e inicia-se o processo de relaxamento. Este, permite atingir um estado de calma e tranquilidade que vão leva à sua total atenção.

3-Aprofundamento:
O processo de aprofundamento do relaxamento serve para apaziguar o filtro crítico da mente consciente. E também preparar a comunicação com o inconsciente. O estado de relaxamento permite aceder e observar os assuntos a trabalhar, com uma nova visão. Isto, com o objetivo de provocar as mudanças que se pretendem.

4-Terapia:
Neste estado de completo relaxamento, inicia-se a terapia trabalhando a questão que motivou a sessão. Assim, novas ideias e “sugestões”, combinadas com o paciente antes de iniciar a hipnose, são então trabalhadas ao nível do inconsciente, com a finalidade de efetuar as mudanças pretendidas.

5-Regresso:
O paciente regressa, lentamente e tranquilamente, ao seu estado consciente. E a sessão termina com a conversa final com a finalidade de concluir a sessão.

Por fim, após uma sessão, apesar de estar acordada, a maioria das pessoas sente-se revigorada, como se tivesse dormido e descansado algumas horas.

Maria Ribeiro
Fundadora do Parto se Medos- Hypnobirthing7- Programa de acompanhamento online com Hypnobirthing.
Mais publicações no website , no Facebook e Instagram

Imagem- fonte: healthyrootsmedicine.com