“Mas como é que alguma técnica consegue controlar uma das dores mais intensas que o ser humano pode sentir?” Esta é uma das perguntas que ouço mais frequentemente enquanto terapeuta de Hypnobirthing e que me leva a escrever sobre como evitar a dor do parto.
Com a parte mais poderosa do seu corpo: a mente.
De acordo com a neuro-ciência, o cérebro apresenta maior neuro-plasticidade durante a gravidez. De facto, o Hypnobirthing tira partido deste facto. Assim, usa uma serie de técnicas para evitar a intensidade da dor no parto. E também, para aumentar a produção das hormonas facilitadoras do nascimento.
As técnicas reúnem meditação, visualizações, conhecimento da psicologia e fisiologia do nascimento, exercícios e respiração. Na prática, é como se fosse uma “caixa de ferramentas” para usar na gravidez e durante o parto.
Alta performance
Apesar de não parecer, o parto requer treino e preparação, porque é uma desempenho de “alta performance”.
Durante a gravidez, a mãe prepara-se para o momento do nascimento. Isto, tanto a nível físico como emocional. Aprende a lidar com as emoções e a treinar para o “grande dia”. E basta um treino de 15 minutos diários e alguns exercícios!
Acredite que estes pequenos treinos fazem toda a diferença, tanto ao longo da gravidez como na hora do parto.
Este treino foi comprovado com uma pesquisa da University College Cork (Irlanda) que comparou as experiências de parto de 200 grávidas.
Metade tinha fez um curso tradicional de preparação para o parto enquanto a outra metade usou técnicas de Hypnobirthing.
Para as mães que usaram Hypnobirthing, a experiência foi mais confortável e positiva, tiveram menos intervenções e mais apoio do(a) parceiro(a) de nascimento.
Saber como tudo se processa
A grávida aprende também como funciona o seu corpo. Quais as hormonas que prejudicam ou ajudam no parto e como tudo se processa. Assim, saberá como reduzir a produção das hormonas prejudiciais ao parto. E, logicamente, saberá também como potenciar as hormonas que ajudam a evolução do parto e lhe trazem conforto natural.
Há alguma tendência em pensar que o Hypnobirthing atua unicamente a nível emocional mas grande parte das técnicas passam também pelo conhecimento fisiológico, dando à mãe “ferramentas” para colaborar com o seu corpo a nível físico e hormonal.