Evitar a tensão durante o parto ajuda a relaxar a zona pélvica. Por isso, é tão importante que aprendas a libertar a tensão da boca e mandíbula ula para proteger o períneo.


Um principais pontos de tensão é a boca e mandíbula. È fácil identificar os sinais, como por exemplo, apertar os dentes ou contrair a boca.
Naturalmente, quando chega uma onda uterina mais potente, aumenta a tensão na boca e na mandíbula. Isto porque essa zona está conectada com o soalho pélvico.

Assim, quando se verifica alguma tensão na boca e mandíbula é sinal de que há tensão, também, na zona do períneo. Este músculo necessita de estar descontraído e a tensão pode originar uma laceração desnecessária. Não queremos que isso aconteça por essa razão é tão importante evitar a tensão na mandíbula para evitar, também, a tensão na zona pélvica.

Para perceber melhor, faz este pequeno exercício:
Experimenta apertar a boca e mandibula enquanto relaxas o soalho pélvico. Mas ao mesmo tempo.
É difícil, não è? Pode parecer estranho, mas as duas zonas estão ligadas.
E ainda bem porque esta ligação ajuda-nos a atuar rapidamente.

E como relaxar a boca e mandíbula?
– Dando um beijo longo, por exemplo. Se tiveres vontade, ajuda a produzir Ocitocina e é perfeito;
– Fazendo alguma meditação ou ouvindo uma música agradável;
– Fazendo sons e vocalizações, por exemplo “Aahahahah” com a boca entreaberta;

Em relação à vocalização, é também importante preparar a tua mente para saber interpretar e reagir aos sons da vocalização. Principalmente, se estiveres em ambiente hospitalar. Vê este vídeo que te ajuda a entender como reages às vocalizações e a evitar que sons e ruídos hospitalares te perturbem.


Maria Ribeiro
Fundadora do Parto se Medos com Hypnobirthing
Segue-me no Instagram para mais dicas