A Madalena já começou o programa Intensivo mais tarde que o habitual. Mesmo assim, aproveitou o tempo para se preparar o melhor possível. O Francisco resolveu assumir a posição pélvica e ela “trabalhou” muito com ele para que voltasse à posição mais usual de nascimento. Internada para realizar a Cesariana, verificou que já estava de novo posicionado para o parto vaginal e voltou para casa. Foram vários desafios, em plena pandemia e este é o seu relato de parto* com Hypnobirthing.


“Iniciei o hypnobirthing às 36 semanas e logo no primeiro dia que pus em prática os áudios, passei a dormir a noite toda.
Para além disso, e de me proporcionar uma tranquilidade durante a gravidez, às 39 semanas através de visualizações, consegui que o meu filho, que entretanto se tinha sentado novamente, desse a volta e se posicionasse para ter um parto normal, mesmo tendo já cerca de 3,5kg.

Quando cheguei ao hospital para fazer a cesariana tive essa incrível surpresa de que ele tinha dado a volta e ao fim de uma semana ele escolheu nascer.


Quando cheguei ao hospital para fazer a cesariana tive essa incrível surpresa de que ele tinha dado a volta e ao fim de uma semana ele escolheu nascer.
Durante o trabalho de parto estava sozinha num quarto com a máscara e os áudios e a voz da Maria foram a minha companhia. A Maria tem uma voz muito tranquila e que dá muita confiança. Os áudios que mais ouvi foram o lugar seguro, 1,2,3 relaxa e as ondas de amor.
Gostei do empoderamento, do esclarecimento do que é um parto natural e respeitado. Gostei de ter o apoio da Maria que foi muito querida e esteve sempre disponível.
A técnica em si permite ter um parto mais célere e com menor dor. Quando cheguei ao hospital tinha 5 dedos de dilatação e tinha umas dores muito suportáveis.

Tive o meu filho de forma natural às 40s+4d, sem ajudas, sem induções, sem episiotomia, de forma muito tranquila e confiante.


Sem dúvida recomendo o Hypnobirthing para quem está grávida e pensa em ter um parto normal. Seja primeiro filho ou não. Eu tive um segundo filho e ajudou-me imenso a eliminar medos de parto normal e tudo correu lindamente.
Tive o meu filho de forma natural às 40s+4d, sem ajudas, sem induções, sem episiotomia, de forma muito tranquila e confiante.
O Francisco é menino muito tranquilo. Tão tranquilo que às vezes estranho se é normal.
Será do hypnobirthing? Não sei mas fica aqui a nota.
Muito obrigada, a Maria é uma pessoa que nunca vou esquecer na minha vida.
Um beijinho grande e continue a fazer esse trabalho maravilhoso.”


Obrigada pela confiança, querida Madalena, foi um desafio daqueles!


* O relato está escrito conforme foi enviado pela mãe e retrata a sua perceção.

Mais testemunhos de mães Hypnobirthing
Relato de parto da Helena
Relato de parto do Simão
Relato de parto da Emma